JUAZEIRO DO NORTE TERÁ MAIS UM VEREADOR CASSADO

As bruxas andam soltas na Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte, pois já existem três vereadores prestes a perder seus mandatos. Muitos já afirmam que é certo que teremos a cassação dos vereadores Lukão, Boaz das Rotatórias e Badu. Certamente, essa dança das cadeiras poderá trazer mudanças na base do prefeito — ou melhor, naqueles que o apoiam fielmente. Apesar disso, deveremos ter a famosa troca de “seis por meia dúzia”, o que significa que continuaremos com uma Câmara que sempre dirá “amém” ao gestor da nossa cidade e que as reais investigações continuarão sem ser realizadas.
Embora já tenhamos conhecimento de quem sairá, ainda não se sabe quem ocupará essas vagas, pois isso depende de toda uma recontagem dos votos.
Estranhamente, o processo contra um quarto vereador corre em segredo de justiça. No entanto, pelo que tive acesso, este processo é semelhante ao de um vereador que perdeu o mandato na legislatura passada — ou seja, está sendo acusado de compra de votos. Portanto, é praticamente certo que este vereador também perderá o mandato em breve.
Após a confirmação desse fato, poderemos ter quatro vereadores perdendo seus mandatos, configurando assim a maior renovação na Câmara de Vereadores sem que haja eleições. Desses quatro, provavelmente dois poderão se candidatar nas próximas eleições, ficando restritos apenas à perda do mandato atual. Um deles será considerado inelegível, pois perderá o mandato por compra de votos e ficará oito anos sem poder disputar eleições. O quarto vereador, num primeiro momento, perderá somente o mandato, mas, provavelmente, sofrerá condenações em outros processos, o que também o tornará inelegível.
Quando tudo isso se confirmar, não apenas teremos mudanças na composição da Câmara, mas também nas eleições do próximo ano. Isso porque um desses vereadores é considerado forte candidato a deputado estadual. Até mesmo o atual presidente da Câmara de Juazeiro poderá ser afetado em seus planos futuros. Segundo informações, caso venha a ser candidato a deputado federal, ele faria dobradinha com a esposa do prefeito, que viria candidata a deputada estadual. Esse mesmo vereador, que se tornará inelegível após sua condenação (ou condenações), também estava nesse projeto político. Embora muitos aconselhem o presidente da Câmara a não disputar o cargo de deputado federal, sugerindo que concorra ao cargo de deputado estadual — dessa forma, não se afastaria de Juazeiro e permaneceria próximo da cidade, já que é considerado o futuro candidato a prefeito, com apoio do atual gestor.
Voltando ao caso do quarto vereador que será cassado — e cujo processo corre em segredo de justiça —, fomos informados de que ele é fortemente ligado ao prefeito e pertence ao mesmo partido do gestor. Nessas alturas do campeonato, logicamente muitos já devem desconfiar de quem se trata. Apesar de ter tido acesso a todo o processo, prefiro não citar detalhes, pois o processo apenas me foi mostrado e não o possuo em mãos. Por isso, optei por não divulgar o nome do vereador nem relatar especificamente o que me foi revelado.
Após essa cassação se concretizar, deveremos ter uma nova recontagem dos votos, o que pode fazer com que o partido do prefeito perca uma cadeira, transferindo-a para outro partido. Eita povo para dar trabalho ao TRE!
Para concluir, não adianta pedir ajuda ao prefeito de Juazeiro, pois nem ele sabe se terminará seu mandato. As bruxas continuam soltas no reino da política juazeirense.